Remédio Para Garganta Inflamada

A dor de garganta causa incômodo e desconforto, além de poder gerar febre. O remédio para garganta inflamada precisa não apenas tirar esses sintomas, mas também combater a inflamação.

A infecção na garganta é gerada por inúmeros fatores como a variação de temperatura (principalmente nas épocas mais frias do ano) quando as pessoas ficam em locais públicos com menos ventilação, facilitando a transmissão do vírus e bactérias.

Quando você começa a sentir dor na garganta é sinal que o vírus ou bactéria já se alojou no corpo e está gerando inflamação. O remédio para garganta inflamada tem que agir diretamente para matar esses microorganismos e assim acabar com a inflamação no local.

O médico precisa receitar antibióticos que cumprirão este papel de agir contra o que tem gerado a infecção na garganta e ainda tirar a febre e a dor para garantir conforto ao paciente.

Os remédios para garganta inflamada que mais são receitados pelos médicos são:

  • Amoxicila,
  • Dicofenaco,
  • Nimesulida e Ibuprofeno.

Para adquiri-los é necessário ter receita médica, as farmácias não podem mais vender antibióticos sem receita controlada. A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) visa impedir a automedicação que torna o organismo resistente aos vírus por conta do uso abusivo desses medicamentos.

O único medicamento para dor na garganta que pode ser vendido sem prescrição são as pastilhas como a Benalet que aliviam o incômodo causado, mas não chega a agir contra os microorganismos que estão gerando a inflamação.

Remedio Para Garganta Inflamada

Remédio para dor de Garganta

O tratamento para inflamação na garganta é feito exclusivamente por antibióticos, mas há algumas receitas caseiras que servem para auxiliar neste tratamento e até mesmo para solucionar o problema até que o médico seja consultado.

Gargarejos e chás podem funcionar e trazer bons resultados, mas o remédio para garganta inflamada não deve deixar de ser consumido, pois o vírus ou a bactéria instalado no organismo pode atacar outros órgãos como o ouvido e gerar doenças ainda mais complicadas.

Nunca deixe de procurar o médico, mesmo se conseguir aliviar as dores causadas pela dor de garganta. Beber bastante água, chupar balas de gengibre ou hortelã até ajuda, mas não cura a inflamação.

Tratamento Para Acabar Com Dor na Garganta

O tratamento pode ser realizado também com medicamentos fitoterápicos, nesse caso se fala em remédio para garganta inflama natural como a sálvia, o tomilho, a malva e outros remédios caseiros que possuem o poder de combater a inflamação.

O recomendável mesmo é seguir orientações médicas, pois não podemos brincar com a saúde. Como dissemos acima a automedicação e o uso abusivo de antibióticos para causar resistência microbiana, aumentando as possibilidades de você adquirir uma doença ainda mais complicada por ter “alimentado” as bactérias e vírus com os remédios que deveriam combatê-las.

Outra dica importante é que o paciente com dor de garganta deve se atentar sobre o consumo de analgésicos, esses medicamentos fazem parte do tratamento e aliviarão a dor de garganta, mas sozinhos não irão combater a causa da infecção.

Não demore em tratar a dor de garganta, há estudos que alertam para os casos em jovens de 15 a 24 anos que acreditam estarem com uma simples infecção na garganta e dias depois serem hospitalizados com a veia jugular contaminada.

Esses casos são ocasionados pela bactéria fusobacterium necrophorum que está associada à síndrome de Lemierre. Além da veia jugular, a inflamação pode se espalhar para outras áreas do corpo e até levar à morte.

Converse sempre com um médico e peça exames para identificar a presença dessa bactéria se as dores e inflamação não melhorar entre três e cinco dias de tratamento com remédio para garganta inflamada que foi receitado na primeira consulta.

41 comentários em “Remédio Para Garganta Inflamada”

  1. estou sentindo dor no corpo esto muito gripada se eu baixar a cabeça me dar tonturas e eu levei injeção ontem só me ajudo a piorar e esto com muita dor no pescoço sera se vó ter que interna ?

    Responder
  2. Caramba você resolve escrever sobre Remédio Para Garganta Inflamada, mais coloca todos os nomes de remédio errado, primeiramente você tem que pesquisar como se escreve.

    Amoxicila, correto… Amoxicilina
    Dicofenaco, correto… Diclofenaco
    Nimesulida e Ibuprofeno.

    Responder
  3. Eu curei minha garganta e praticamente não me incomoda mais, tomo propolis 30 gotas por dia já faz 4 anos que não tomo mais nenhum antibiotico cheguei a tomar por varios meses uma benzetacil 1200 todo mês e ainda inflamava agora estou sossegado !!!!

    Responder
    • PRÓPOLIS EM GOTA COM MEL. PINGAR NUMA COLHER 20 A 30 GOTAS POR DIA E ACRESCENTAR O MEL E TOMAR. NÃO INTERFERE EM QUALQUER MEDICAÇÃO QUE ESTEJA TOMANDO. BOA SORTE.

      Responder
  4. Comecei a dez dias tomando amoxilina de 500 mg por conta propria durante sete dias mas nao melhorei entao fui na energencia que o mesmo mandou eu tomar uma enjecao de Bezetasil de 1200,tomei domingo,mas continuo tendo febre. Hj ja é terca e ainda estou doente. Nao sei o que fazer.

    Responder
    • OLA IGOR VC PODE TOMAR AMOXICILINA 500MG 8 E 8 HORAS DURANTE 7 DIAS E TOMAR NIMESULIDA 12 E 12 HORAS DURANTE 6 DIAS SE TIVER COMO TBM UMA VITAMINA C E O TRATAMENTO COMPLETO E SUPER BOM

      Responder
  5. Não bastasse isso, no sentido de Fender também criou Precision Bass – primeiro insignificante ativo do mundo –
    tornando mais conseguível power-trio, na direção de pedra fundamental dentre uma orquestra
    e sua combinação clássica: guitarra, reles e bateria.

    Responder
  6. Tenho esse problema de garganta desde criança. Tomo injeção de fradermicina. se Estou com as vias respiratórias congestinada também, tomo essa injeção com ozonio. As vezes preciso tomar 2 ou 3 injeções dessa para ficar boa.
    bezentacil resolve mas dói demais e precisa tomar mais que uma também.

    Responder
  7. Galera sei q o objetivo é ajudar. Mas não devemos fazer uso descontrolado de remédio nem ervas que não conhecemos. Procure seu médico e cuidado com interações medicamentosas.

    Responder
  8. Tratamento exclusivamente com antibióticos? Absurdo isso que eu li, se a infecção for por vírus não se usa antibióticos, pois só age contra as bactérias..

    Responder
  9. Eu passei 1 semana com a garganta inflamada,não conseguia nem engolir a saliva. fui para o pronto atendimento,aplicaram no glúteo bi-profenid ,melhorei em minutos,mas em compensação não fiquei boa. Voltei no outro dia.Aplicaram benzetacil. Não melhorei.
    Daí fui para o otorrino,emergência, fiz exames de sangue,e acusou uma inflamação. Daí o médico passou: amoxilina 850ml, prednisolona,nimesulida,paracetamol, e fazer gargarejo com água morna 4x ao dia. Fiquei boa.

    Responder
  10. quando está num estagio inicial eu uso um anti-inflamatório que resolve no meu caso, mas quando está mais avançado eu uso anti-biótico, ou pode se usar os dois para obter um resultado melhor, porém gosto sempre de usar algo natural como chá de casca de romã, gengibre ou tanchagem para fazer gargarejos. espero ter ajudado e procure sempre uma orientação médica quando for usar medicamentos.

    Responder

Deixe um comentário